sábado, 19 de setembro de 2009

Eu não tenho fé suficiente para ser ateu

Postado por Gabi às 02:17




















Que título mais intrigante não?


Pois é... também achei.
Esse é o nome de um livro escrito por Norman Geisler & Frank Turek, o qual comecei a ler essa semana. Um livro muito interessante com informações consistentes para combater os ataques violentos das ideologias seculares que afirmam que a ciência, a filosofia e os estudos bíblicos são inimigos da fé cristã. Antes de tocar a questão da verdade do cristianismo, ele aborda a questão da própria verdade, provando a existência da verdade absoluta. Os autores desmontam as afirmações do relativismo moral e da pós-modernidade, resultando em uma valiosa contribuição aos escritos contemporâneos da apologética cristã.

Vou postar um trecho da obra:

A FÉ DO ATEU

Enquanto é preciso ter alguma fé para chegar-se às nossas conclusões, normalmente se esquece que a fé também é exigida para acreditar-se em qualquer outra visão de mundo, incluindo o ateísmo e o panteísmo. Fomos lembrados disso recentemente quando nos encontramos com um ateu chamado Barry em um de nossos seminários. Barry não acreditava que um amigo comum, Steve, tivesse se tornado cristão. Ele disse:
— Não consigo entender Steve. Ele afirma ser intelectual, mas não pode responder a todas as objeções que eu lhe faço sobre o cristianismo. Diz que não tem todas as respostas porque é novo na fé e ainda está aprendendo.
Então, eu [Frank] disse:
— Barry, é praticamente impossível saber tudo sobre um tema em particular, e isso é certamente impossível quando o assunto é um Deus infinito. Portanto, chega-se a um ponto em que você percebe ter informação suficiente para chegar a uma conclusão, mesmo se algumas perguntas permanecerem sem resposta.
Barry concordou, mas ainda não tinha percebido que estava fazendo exatamente aquilo de que acusava Steve. Barry havia
decidido que a sua visão ateísmo — era correta, embora não tivesse informação suficiente para apoiá-la. Teria ele certeza de que Deus não existia? Teria ele investigado todos os argumentos e provas da existência de Deus? Será que possuía informação plena sobre a questão de Deus? Poderia ele responder a todas as objeções ao ateísmo? É claro que não. Na verdade, seria impossível fazer isso. Uma vez que, assim como Steve, Barry estava lidando com o campo da probabilidade, em vez de se basear na certeza absoluta, ele tinha certo grau de fé para acreditar que Deus não existe.
Apesar de afirmar ser agnóstico, Carl Sagan fez a derradeira afirmação de fé no materialismo ateu quando disse que "o cosmo é tudo o que é, ou já foi ou será". Como podia saber isso com certeza? Ele não sabia. Como poderia? Ele foi uma mente humana limitada, com conhecimento limitado. Sagan estava lidando com o campo da probabilidade assim como os cristãos estão fazendo quando afirmam que Deus existe. A pergunta é: Quem tem mais provas de suas conclusões? Que conclusão é mais racional? Conforme veremos ao analisarmos as provas,
o ateu precisa ter mais fé do que o cristão.
Você pode estar pensando: "O ateu precisa ter muito mais fé do que o cristão!
O que será que Geisler e Turek estão querendo dizer com isso?". Queremos dizer que, quanto menos provas alguém tem para sua posição, mais fé precisa para acreditar nela (e vice-versa). A fé cobre lacunas no conhecimento. E acontece que os ateus têm maiores lacunas no conhecimento porque têm muito menos provas de suas crenças do que os cristãos. Em outras palavras, as provas empíricas, forenses e filosóficas apóiam claramente as conclusões compatíveis com o cristianismo e incompatíveis com o ateísmo. Veja a seguir alguns exemplos de evidências que vamos explorar com mais detalhes nos capítulos seguintes:

As evidências científicas confirmam claramente que o Universo passou a existir por meio de uma explosão surgida do nada. Ou alguém criou uma coisa do nada (a visão cristã) ou ninguém criou alguma coisa do nada (a visão ateísta). Qual visão é mais legítima? A visão cristã. Qual visão exige mais fé? A visão ateísta.

A forma de vida mais simples contém uma quantidade de informações equivalente a mil enciclopédias. Os cristãos acreditam que somente um ser inteligente pode criar uma forma de vida equivalente a mil enciclopédias. Os ateus acreditam que forças naturais não inteligentes podem fazê10. Os cristãos têm evidências que apóiam suas conclusões. Uma vez que os ateus não têm nenhuma evidência, sua crença exige muito mais fé.

Centenas de anos antes, escritos antigos predisseram a vinda de um homem que seria verdadeiramente Deus. Esse homem-Deus, conforme predito, nasceria numa cidade particular, de uma descendência específica, sofreria de uma maneira característica, morreria num tempo determinado e ressuscitaria dos mortos para expiar os pecados do mundo. Imediatamente depois do tempo predito, várias testemunhas proclamaram e mais tarde registraram que aqueles fatos preditos haviam realmente acontecido. Essas testemunhas oculares suportaram perseguição e morte, embora pudessem simplesmente negar os fatos e preservar a vida. Milhares de pessoas em Jerusalém converteram-se depois de ver ou ouvir esses fatos, e essa fé rapidamente se espalhou pelo mundo antigo. Historiadores e escritores antigos fazem alusão ou confirmam esses fatos, e a arqueologia corrobora todos eles. Tendo obtido evidências da própria criação de que Deus existe (item 1, mencionado anteriormente), os cristãos acreditam que essas várias linhas de comprovações mostram, sem sombra de dúvida, que Deus colocou sua mão nesses fatos. Os ateus precisam ter muito mais fé para invalidar as predições, as testemunhas oculares, a disposição das testemunhas de sofrer e morrer, a origem da igreja cristã e o testemunho de outros escritores, de achados arqueológicos e de outras evidências que corroboram essa posição, as quais investigaremos mais tarde.

É possível que esses três pontos tenham levantado alguns questionamentos e objeções em sua mente. Na verdade, eles deveriam realmente fazer isso porque estamos deixando de fora vários detalhes que vamos abordar por todo o livro. A questão principal por hora é que você veja o que significa a afirmação de que toda visão de mundo — até mesmo o ateísmo — exige algum grau de fé.

Até mesmo os céticos têm fé. Eles crêem que o ceticismo é verdadeiro. Do mesmo modo, os agnósticos crêem que o agnosticismo é verdadeiro. Não existe posição neutra quando o assunto é crenças. Como Phillip Johnson tão habilmente disse, "aquele que afirma ser cético em relação a determinado conjunto de crenças é, na verdade, um verdadeiro crente de outro conjunto de crenças". Em outras palavras, os ateus, que são naturalmente céticos em relação ao cristianismo, revelam-se verdadeiros crentes no ateísmo. Como veremos mais à frente, se forem honestos diante das evidências, os ateus precisam de muito mais fé para sustentar suas crenças ateístas do que os cristãos precisam para Sustentar as suas.


E o livro ainda tem muito mais!! Não vejo a hora de terminar de lê-lo!

Deus abençoe vocês...

Because now.. it's time to go to bed... and have great dreams!
Thank you Lord for one more day!

Ósculos e Amplexos dears..!

0 comentários:

Postar um comentário

 

˓ Copyright © 2012 Design by Nano Art Web Vinte e poucos